domingo, 24 de abril de 2011

O Homem


Fonte: Intermet.

Muito se fala sobre o Cristo. São bilhões de seguidores e milhões de instituições religiosas que se preocupam com a figura e a palavra de Cristo. Não raro, com uma visão ou revelação diferente colidindo frontalmente com a história contada e vivida nos evangelhos. Pena que ele próprio nada escreveu.

Estranha a impressão que daí resulta: muito pouco desses seguidores logrou captar a real figura de Cristo, muito menos ainda entendeu a sua mensagem. E essa impressão se fortalece quando se lê ou se ouve a letra dessa canção com uma boa dose de espírito crítico:



O Homem

Um certo dia um homem esteve aqui
Tinha o olhar mais belo que já existiu
Tinha no cantar uma oração.
E no falar a mais linda canção que já se ouviu.

Sua voz falava só de amor
Todo gesto seu era de amor
E paz, Ele trazia no coração.

Ele pelos campos caminhou
Subiu as montanhas e falou do amor maior.
Fez a luz brilhar na escuridão
O sol nascer em cada coração que compreendeu

Que além da vida que se tem
Existe uma outra vida além e assim...
O renascer, morrer não é o fim.

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Eu sei que Ele um dia vai voltar
E nos mesmos campos procurar o que plantou.
E colher o que de bom nasceu
Chorar pela semente que morreu sem florescer.

Mas ainda há tempo de plantar
Fazer dentro de si a flor do bem crescer
Pra Lhe entregar
Quando Ele aqui chegar

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Tudo que aqui Ele deixou
Não passou e vai sempre existir
Flores nos lugares que pisou
E o caminho certo pra seguir

Letra: Emmanuel (psicografado por Chico Xavier)
Composição: Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Resta a dúvida: Quem consegue melhor compreender a mensagem desse Homem?  Seus seguidores ou os compositores dessa canção? Contudo, certamente se tem a segurança de que, se Ele foi o que a letra pretende revelar e em seus bilhões de seguidores assim praticando e seguindo seus caminhos, tudo isso nos levaria ao bem viver tão almejado por todos nós.

Acelino Pontes

9 comentários:

  1. O HOMEM: UM ANTIGO MISTÉRIO. A vasta herança da tradição cristã envolve muitos períodos da história e da antropologia na cultura do homem. Citamos como exemplos: Gregório Nissa,Agostinho de Hipona, Ansel de cantuária, Fracisco de Assis,Hugo de Balma, Ludolfo da Saxônia, Martinho Lutero,Charels wesley, entre outros mais experimentados na espirutalidade humana. HALLELUJAH.

    ResponderExcluir
  2. O Capitalismo enche datas culturalmente significativas com mercadoria.

    ResponderExcluir
  3. Correto, Yure,
    mas, talvez seja porque exista um vazio no definir valores que essas datas representam.
    Veja o comentário acima. O autor do comentário cita vários autores que se preocuparam com a figura do Cristo. Certamente grandes e renomados pensadores sobre o tema, mas só consigo enxergar o Francisco de Assis como um representante daqueles que conheceram a dimensão e intensidade da mensagem e caminhos indicados por Cristo.

    ResponderExcluir
  4. BEM A MINHA VISAO SOBRE O HOMEM Q E O NOSSO DEUS TODO BENIGUINO E PODEROSO I VARIAS ELE E SIENTE I INUNOPOTENTE Q SIGUINIFICA ELE E O NSSO SOBRE NATURAL BASTA NOS TEMOS MAIS Q TUDO MUITA FE NELE PQ ELE E O NOSSO SALVADOR CRIADOR DE TUDO I DE TODOS AO SOBRE NOS I AO REDOR DE NOS E SEMPRE O FAZ I FES COM Q ASUA GRADI MISIRICORDIA I AMOR JUSTISA PRENITUDE ESTAJA SOBRE TODOS NOS COM A SUA IMENSA SABEDORIA POR ISO EU CREIO I VOU SEMPRE CONFIA NELE NO HOMEM MEU DEUS PAI CELESTIAL I NO FILHO DO HOMEM Q O SEU SANTO FILHO JESUS CRISTO AMEM A.S GEANE I GLORIA JESSY

    ResponderExcluir
  5. Eu acredito que não vale apenas comentar a letra dos compositores, eu acho que a música é sentimentalista, mas o que foi pregado por ele , pelo menos foi o que aprendi, que devemos amar o próximo como a si mesmo, e também não ter preconceito, acho que cada un recebe a mensagem que que quiser, ou da música ou da história da bíblia, o que vale é respeitar e amar o proximo e a natureza, o resto é consequencia.Saudades Acelino. Luiza do CAB

    ResponderExcluir
  6. Outra postagem interessantissima.

    Algum fiel realmente procurou estudar quem foi Jesus, a veracidade, o que seus seguidores fizeram em seu nome e o quanto as instituicoes religiosas cristas estao exatamente, repetindo tudo aquilo que o Jesus, que se foi da maneira que conhecemos, perdeu a vida para lutar contra?
    Jesus foi o proprio contestador de seu ambiente religioso! Acreditou em um deus diferente do que todos ali acreditavam!

    Fui criada dentro de um ambiente catolico e dentro de tudo que pesquise tao afundo quanto pude, Jesus foi um revolucionario para o seu tempo e foi assassinado por isso, assim como acontece ate hoje com qualquer um que queira desafiar os abusos das "instituicoes divinas", qualquer politico que ouse tentar fazer alguma mudanca efetiva sobre os problemas que ocorrem ou qualquer pessoa a dizer ao mundo: acorde!!!

    O que aconteceu com Chico Mendes? Celso Daniel?
    Ah ja sei! Acabou em pizza!

    Se Jesus foi mesmo o Deus em pessoa na Terra, eu nao sei, mas a mensagem que nos foi passada por ele eh certamente muito bonita.

    "Amai ao proximo como a ti mesmo e com a mesma intensidade que julgar, sera voce tambem julgado".

    Aonde foi parar essa mensagem???

    Tudo o que eu vejo sao pessoas cegas pelo poder, cheias de odios e preconceitos, pregando a falta de informacao a populacao, discursos cheios de hipocrisia, como se a salvacao so pudesse vir do alem...
    Bom para eles. Melhor seguem os negocios, nao?
    Busco todo um sentido espiritual na minha vida, acredito em Deus e tudo mais, mas do jeito que a religiosidade eh levada aqui, isso muito mais atrapalha que ajuda qualquer coisa...

    Tenho tanta paixao no meu peito, vontade de mudar a politica, o pais e o mundo...

    Mas, quando penso mesmo sobre isso, se eu realmente quisesse fazer pra valer, tenho tantas pessoas que me amam e precisam de mim aqui... nao sei se posso me dar ao risco de acabar no mesmo destino.

    Mesmo que eu tambem tivesse de viver em uma palafita, sei que a minha vida teria todo o o significado do mundo se eu conseguisse mudar ao menos, alguma coisa.
    Ja pensei em me filiar a um partido, me candidatar e tudo isso...

    Mas, o fato eh que de um lado, eu vejo aproveitadores que nem sabem o que estao dizendo, cheios de bla-bla-bla de religiosidade e enchendo o cofre de dinheiro...
    E de outro, eu vejo um povo que nao quer acordar e por opcao, acredita neles. Dizer que essas pessoas se comportam assim porque nao tiveram educacao eh menosprezar a humanidade destas pessoas. Elas estao assim, porque QUEREM!
    Cada povo tem o pais que merece.

    Minha avo foi empregada domestica quando chegou a Sao Paulo, mas de jeito nenhum ficou fazendo faxina a vida inteira. Muito pelo contrario.
    Minha mae nao teve mae, nasceu num fim de mundo em Alagoas, passou fome, mas ca assim me criou. :) Estudar e ter a sua propria opiniao eh o que voce sempre sera, ela dizia.
    TODAS "venceram muito bem na vida". E muito mais que um qualquer outro herdeiro de qualquer coisa, sem saber o que fazer da propria vida e o que oferecer para o mundo.

    Meu pai, entao. Esta numa cadeira de rodas hoje, mas eh amigo pessoal do ex-presidente e apesar de discordamos em muitas questoes, esta ali se fazendo presente para mudar as coisas que ele ve de errado nesse pais. Fez a abertura do encontro de blogueiros com o ex-presidente Lula. Rs... Esta la, com as convicoes dele, fazendo valer alguma diferenca.

    Que estamos nos fazendo???
    Esperando Jesus voltar?

    Que eh isso. Jesus foi homem como nos e nos deixou um maravilhoso exemplo a seguir.

    Sigamos... vivamos...

    E enxergamos a R E A L I D A D E.

    ResponderExcluir
  7. Corrigindo: enxerguemos! Rs...

    ResponderExcluir
  8. Sabe, Juliana?

    Desconfio que vc está começando a discernir quem era Jesus e qual a sua grande missão.

    Sigo o seu conselho e foco a realidade.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sou idiota ou sou burro?

Vejamos esse fenômeno na área política. Os políticos, sempre quando nada têm a dizer ou não querem falar a verdade, há muito estã...