![]() |
Fonte: Internet. |
Segundo pesquisa realizada no Instituto Karolinska em Estocolmo (1), quem na meia-idade apresenta peso corporal elevado, com o avanço da idade tem muita possibilidade de adquirir demência. Nos gordos esse risco se eleva pelo fator 4.
Calculam os pesquisadores suecos: quem é gordo já aos 45 anos, corre severo risco de aos 75 anos adquirir um estado de demência.
Entretanto, os cientistas nórdicos conseguiram determinar que o risco de incidência do quadro de demência depende do período em que a pessoa esteve com peso corporal acima do normal.
O estudo de Estocolmo incluiu 8.500 gêmeos com idade superior a 65 anos e com uma idade média de 75 anos, Desses, 350 já apresentavam demência; de 114 gêmeos do estudo se tinha suspeita. Os gêmeos com o quadro de demência apresentaram aos 45 anos peso corporal bem acima do normal.
Uma questão importante nessa pesquisa: tanto o elevado peso corporal como fatores sócio-econômicos influenciam o risco de demência.
De tudo isso, se toma que manter um peso corporal próximo ao normal é uma boa e saudável atitude. O problema é manter esse propósito, já que a cada ano depois dos 40 menos se exercita e mais se come.
Em todo caso, o recado está dado. Siga quem [ainda] tiver juízo.
Uaí,se conseguir chegar aos 75 gordinho,vai ser lucro,rsrsrs..............
ResponderExcluirCélio Siqueira Jr
Se você conseguir chegar com menos senilidade que você e preconceito já é lucro
ResponderExcluirNem sempre 'lucro' é lucro. O problema está mais sério do que se pensa. Até os países emergentes já estão envoltos com problemas com a obesidade:
ResponderExcluirhttp://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110808_obesidade_abre_ji.shtml