domingo, 8 de maio de 2011

Quem matou Osama bin Laden?

Fonte: Internet.

Essa pergunta não quer calar. Encontrar resposta seguindo o tal ‘caminho do dinheiro’ como aos tempos do escândalo Watergate envolvendo o ex-presidente Richard Nixon?

Não ponho fé nisso. Nessa questão, o dinheiro é o menos: Osama bin Laden sempre foi rico e não faltava quem, para cutucar secretamente os States, lhe oferecesse apoio financeiro e logístico.

Desta feita, seguir os caminhos da lógica política internacional, talvez nos ofereça melhor clareza na questão tão aventada nos últimos dias.

Iniciemos com o que há de sem lógica nessa estória: não é possível que sistemas de inteligência do porte da CIA e do FBI tenham necessitado de 10 longos anos para descobrir onde andava o Osama bin Laden. Isso é simplesmente um absurdo sem precedentes. Ademais, ele já vivia há quase oito anos no Paquistão, sem ser importunado.

Então, há de se concluir que na CIA, no mínimo, há muitíssimo tempo já se sabia onde estava o chefe da Al Qaeda. Mas, o que fazer com o bin Laden? Como se viu, capturá-lo não era o problema. Vislumbro que não havia interesse em por as mãos no bin Laden.


Prendê-lo e levá-lo aos tribunais nos Estados Unidos seria uma solução? Errado, pelo menos na visão do Governo de Washington. Isso seria uma catástrofe. O processo iria demorar no mínimo um ano e durante esse ano os norte-americanos viveriam um terror sem fim. Todo o mundo árabe estaria com olhos voltados para o que aconteceria nesse tribunal norte-americano. O temor a tentativas de libertá-lo ou a novos ataques seria constante, já que ele estaria em território norte-americano. Uma batata quente e tanto; ponha quente nisso.

Depois, vinha a condenação e a execução da pena. Outro tormento para ninguém por defeito. E os yankees iriam viver em situação constante de pânico como nunca dantes visto. A cada notícia, a cada detalhe sobre a execução, a expectativa de um ato de terror.

Não, não mesmo. Não seria uma boa solução capturar o bin Laden vivo e processá-lo. Isso, restou mais do que claro para Washington.

Então, qual seria a solução? 

Simplesmente, capturar e matar. A vingança estaria consumada e o povo vibraria. Aliás, o povo, em especial, os jovens, já viviam há mais de década sob o pavor ao fantasma da Al Qaeda

Se tomava um ônibus qualquer, se era um trem ou se era o avião tudo lembrava um ataque terrorista. Os cuidados com tudo e com todos era uma constante no cotidiano dos Estados Unidos; o jovem americano só conhece esse estado de constante terror. As questões éticas e legais iriam submergir ao poder livrar-se desse estado de horror e justificaria para o povo qualquer ato do Governo.

O grande problema da questão seria o momento certo para executar a única solução politicamente previsível e exigida pelo sentimento de vingança e de segurança do povo norte-americano, mas também de boa parte do globo terrestre.

A chamada ‘Primavera Árabe’ com a insurreição do povo da região árabe forneceu a Obama o momento certo para agir. Não, que essa ação não trouxesse uma onda de protestos e de risco de ataques terroristas, mas o atual momento traria para os norte-americanos o nível mais baixo de possíveis reações ao saciar-se em vingança pelo 11 de setembro.

E a chegada desse momento matou Osama bin Laden. Mas, não se pode dizer que o mundo agradece, pois vingança nunca foi o melhor remédio.

Acelino Pontes

18 comentários:

  1. MALKUT SHAMAIM = SHEKHINÁ. Amados, QUANTOS BIN-LADEN, ainda existem?, essa é a pergunta que os caras do Fantastico da Globo, não responderam. Com referência a esse desgraçado não tem nenhuma salvação nem esperança, debaixo da vontade de Deus, o ALTÍSSIMO. O que se comenta é que o próximo Bin-Laden, surgirá das sociedades secretas como a maçonaria ou do Vaticano, esse vai abrir a era do ANTICRISTO. Assim se as profecias se cumprirem, não se engane, não é somente uma questão de Fé, mas cumprimento das PROFECIAS APOCALÍPTICAS. HALLELUJAH.

    ResponderExcluir
  2. Manos, eu particularmente acho que isto tudo é uma armação conspiratoria. talves este caboclo já tava era morto ou nem morreu fez foi um acordo para levantar a imagem de Obama. engraçado que a cabeça foi destroçada e o corpo jogado nas profundesas do mar, esta historia e bem familiar para nossa orden uma historia de traição.

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos até mostrarem a foto do homem morto...
    Por enquanto fica muitas dúvidas...afinal, carregar um fantasma na costas em período próximo d eleições, com queda na popularidade, o o Obama não iria querer mesmo. Então mata este, pois o que não falta é bicho papão nas historinhas americanas. Ou será só nas americanas?

    ResponderExcluir
  4. Inclusao digital permite que qualquer ideia se propague de forma nunca imaginada. De todo o tipo, cor e conteudo.

    ResponderExcluir
  5. deve ser sido isto mesmo... ou não...

    ResponderExcluir
  6. Acho que investigar o destino desse aí é tão infrutífero quanto correr atrás do fim do arco-íris. As agências de mídia não buscam a verdade, para que persegui-las?

    ResponderExcluir
  7. Nem quero saber se ele estava armado ou desarmado. Se foi morto por soldado americano ou por um segurança. Se teve oportunidade de defesa ou não. Aliás, que oportunidade de defesa tiveram a vítimas do WTC em 11 de setembro de 2001?

    Vejam o que escrevi no meu Blog

    http://1000temaspolemicos.blogspot.com/2011/05/8-homens-de-barba-e-o-establishment.html

    ResponderExcluir
  8. Meu professor de Filosofia da Arte fez um discurso a respeito desse ocorrido. Acontece que o Oriente Médio é perturbado desde os tempos de Abraão, seja porque o Ocidente quer os converter, seja por óleo ou dinheiro. Bin Laden, como você disse, tinha dinheiro e o desejo de livrar seu povo da humilhação a um oponente muito mais forte. Quando não se pode lutar contra alguém muito maior que você, o que resta é deixá-lo com medo para não mais mexer com você. Isso é terrorismo. Bin Laden levou até as últimas conseqüências aquilo que ele acreditava. Ele matou muitos e isso não é certo, mas não havia outra escolha. Os Estados Unidos e seus aliados mantinham ataques velados ao Oriente.

    ResponderExcluir
  9. Uma pessoa pode morrer, mas nunca sua ideologia!

    ResponderExcluir
  10. Nao sei quem o matou, mas que o diabo carrege OBL

    ResponderExcluir
  11. É coisa de americanos, são todos farinha do mesmo saco.

    http://www.espiritismoparatodos.com

    ResponderExcluir
  12. Uma pessoa pode morrer, mas nunca sua ideologia!²

    Concordo. Quem pensa que parou por aí é muito ingênuo. Eu acredito que o pior estar por vir. Infelizmente. A gente escolhe o que plantar, más não o que colher.

    ResponderExcluir
  13. "não é possível que sistemas de inteligência do porte da CIA e do FBI tenham necessitado de 10 longos anos para descobrir onde andava o Osama bin Laden". Concordo plenamente. Aposto que o Osama já estava morto há muito tempo.
    Quando ele executou o ataque de 11 de setembro, quem estava por trás disso era a própria CIA. Ele foi apenas o bode expiatório. Este ataque foi apenas usado para ser o motivo para os EUA invadirem o oriente, tomarem posse do petróleo sem serem tidos como vilões. Agora todo o resto do mundo têm dó dos EUA por causa do ataque.

    ResponderExcluir
  14. essa também pode ser uma teoria, embora não seja nada facil encontrar uma razão lógica.

    ResponderExcluir
  15. Os Grandes Países do primeiro Mundo criam seus Bin Laden, infelizes são os que acreditam nestas propostas e se enrolam nestas teias de aranha. No mundo que vivemos, sempre tivemos os nossos mártires, uns cordeiros, outros leões, mas todos foram sacrificados pela vingança de povos sedentos de falsa justiça.

    ResponderExcluir
  16. concordo com quem disse a respeito da CIA ter planejado o ataque de 11 de setembro.

    Osama eh um velho aliado dos EUA, qdo foi treinado pela CIA para combater contra os russos, no periodo da guerra fria.

    e de repente ele se torna o vialo? nao creio.

    ResponderExcluir
  17. Notícia recente na imprensa:

    Osama bin Laden temia ser alvo de um complô dentro da Al-Qaeda após os ataques de 11 de setembro de 2001, revelam despachos do governo americano divulgados pelo site WikiLeaks na sexta-feira. A revelação foi feita por um ex-membro saudita da Al-Qaeda, Abdul Bukhary, detido na prisão americana de Guantánamo (Cuba).

    Bukhary contou aos investigadores que foi detido e torturado em outubro de 2001 por membros da rede terrorista devido a uma "transferência de dinheiro" para um líder extremista do Uzbequistão. Segundo o documento, publicado pelo jornal "El País", Abdul Bukhary disse que "a transferência foi realizada sem o conhecimento de Bin Laden, que acreditou se tratar de parte de um complô para derrubá-lo".

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sou idiota ou sou burro?

Vejamos esse fenômeno na área política. Os políticos, sempre quando nada têm a dizer ou não querem falar a verdade, há muito estã...