quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Estava de bobeira




Pois, é. Estou tranquilo numa esquina qualquer, com um amigo. Só leveza e bom humor. Feliz. Simplesmente, feliz da vida. E com uma felicidade para ninguém por defeito. Tinha acabado de realizar o meu sonho: comprei aquela moto de que tanto sonhava. Linda de morrer e a hilaridade transbordava por todos os poros da minha pele. Não tinha coragem nem de a tocar - para não correr o risco de arranhar a pura lindeza e fascínio da minha moto - quanto mais de dar uma voltinha com ela. Estava só curtindo. Não parava de captar e de mostrar todos os seus detalhes e requintes ao amigo, que, a esta altura do campeonato, já deveria estar morrendo de inveja. Tudo isso era curtição pura e o júbilo me levava a todos os céus imagináveis e também até aos inimagináveis.

E de repente acontece isso:




O que é isso? Alguém pode me explicar?

Mas, espera aí. Deixa eu me acalmar e por os pensamentos em ordem. Pelo meu senso de direito e de justiça, quem é dono da rua, das vias públicas é o pedestre. E eu sou pedestre. Sou eu quem autorizo aos motoristas e condutores de carros e de outros veículos a transitarem nas ruas e vias públicas, desde que me respeitem e garantam a minha integridade física e psíquica. Para isso, elegi deputados e governos, que produziram um código de trânsito para regular esse meu direito irrenunciável.

E o que acontece? Os carros e veículos pintam e bordam nas ruas e eu fico de bobeira? São poderosas armas para matar e não respeitam ninguém.

Não, isso não pode ficar assim!

Mas, infelizmente essa é a nossa realidade. Anualmente, no Brasil, mais de 35 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito. Isso, sem falar nos R$ 153 milhões unicamente para custear tratamento hospitalares dos acidentados no tráfego brasileiro. Uma média de R$ 390 por minuto.


E ainda tem mais: o índice de pedestres mortos representa 43,4% do total de vítimas de acidentes de trânsito. E é porque, pela lei, eu, pedestre, sou o dono da rua. Imagine só se eu não fosse.
Durma com um barulho desse!

Acelino Pontes


5 comentários:

  1. Tem condutores, e tem os que se acham dono do transito das regras , se acham no direito de trafegar com seus veículos sem querer respeitar os transeuntes , os direitos individuais de ir e vir , são donos de suas razões , como há motociclista e há motoqueiros , como há pedestre que não respeitam os veículos , os que não respeitam ás faixas de pedestre , no fim são todos infratores , pois ainda não aderiram á consciência e á cultura do respeito pelo código de transito Brasileiro , está na cultura do povo á transgressão e á falta de disciplina onde poderia começar com um currículo escolar , isto agiria no subconsciente formando bons cidadão futuro , desta forma contribuindo muito para diminuir acidentes de transito , por outro lado os agentes fiscalizador tem de fazer que todos cumpra ás leis imposta executando com maior rigor. O Brasil tem muito que mudar seus conceitos e padrões culturais começando por aqueles que são nossos legítimos representantes que colocamos lá através de nossos votos.

    ResponderExcluir
  2. A inclusão de aulas de trânsito no currículo escolar é fundamental para mudar essa cultura de que as ruas e via públicas são só minhas e sou senhor absoluto delas.

    Parabens, pela proposição.

    ResponderExcluir
  3. Acelino, onde foi isso?
    Exemplo notável da contingência - dimensão da incerteza da vida. Será a força e o poder inconsciente da tal inveja?
    Abração.

    Ana Cançado

    ResponderExcluir
  4. Aninha,

    não tenho essa informação, acredito que aconteceu em algum país de lingua espanhola; pelo sotaque, talvez em Espanha.

    ResponderExcluir
  5. Nossa fiquei em estado de choque....pois tenho moto.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sou idiota ou sou burro?

Vejamos esse fenômeno na área política. Os políticos, sempre quando nada têm a dizer ou não querem falar a verdade, há muito estã...