segunda-feira, 14 de março de 2011

Japão: não ficou pedra sobre pedra

Fonte: Internet.


O leitor poderá comparar através de fotos do Japão por satélite antes (4 de abril de 2010) e depois (12 de março de 2011) os efeitos do Tsunami nas localidades de Ishinomaki, Natori, Sendai, Yuriage e Arahama, no link abaixo:



Ao centro de cada foto há uma linha branca divisória, com um bloco azul ao centro. Clique no bloco azul e mova para sua direita para ver como era antes. Mova para sua esquerda para ver como ficou depois.

A devastação foi total. Tudo demolido, esfacelado. Não restou pedra sobre pedra. Resta ao mundo um esforço de solidariedade humana e econômica para ajudar na reconstrução.

As imagens foram trabalhadas por

9 comentários:

  1. Querido Mano Acelino,
    Eu posso te dizer de coração partido.
    Você conhece minha história de Japão; sempre de lá, de lá mesmo de Sendai-shi em (Miyagi-ken), onde morei durante bom tempo. Foram muitos e muitos passeios. Em Ishinomaki (havia) um Museu de Mangá, também um banco caravela que levou o cristianismo ao Japão, que por destino este barco leva o nome do nosso padroeiro (San Juan Batista).
    Meu amigo e irmão, você não imagina como meu coração está partido e triste por saber que devo ter perdido amigos japoneses em Sendai, sem contar também os maravilhosos museus, parques e outros monumentos históricos que tive a honra e prazer de conhecer.
    Peço ao Grande Arquiteto, que os tenha preservado, pois fez parte da minha história.
    Tenho fotos disto tudo entre minhas 17 mil fotos do Japão (cabo a rabo).
    E no meu enfadado livro sobre minha estada no Japão, que nunca fica pronto, com certeza terei que mudar parte do foco, e nele fazer memórias a muitas maravilhas, que com certeza deixaram de existir, e eu as indicava como ponto de visitação.
    Mas, escreva meu irmão... “O Japão irá se reerguer, e se reestabelecer antes do Brasil fazer os ginásios para Copa de 2014.”... Escreva!
    Ficam aqui minhas preces ao GADU que conforte o coração dos japoneses. Pois eles não são de ficar se lastimando, culpando o Governo nem a Deus por seus problemas e derrotas. Um povo que chora pelos cantinhos a escondida para que o não percam suas forças e a vontade de se superarem. Quando não a jeito, aceitam a morte, quando não, vão de encontro e a antecipam.

    São valentes, como certeza tudo será (melhor) construído, se preparando pelas próximas catástrofes que hão de acontecer. Pois daquela região, tudo se pode esperar.
    Lá tive o prazer de conhecer de tudo. Terremoto de 7,5, tsunami (pequeno de 2 metros), vulcão, gêiser, taifu (tufão), neve enfim... tive o prazer de conhecer todas as manifestações naturais, que por sinal são belas, quando na medida exata para nós.
    Estou à disposição para falar das maravilhas do Japão a quem desejar. Eu conheço um pouquinho daquela Terra.
    Meu Ir.’. Fé em Deus e neste povo.
    Um TFA a todos.
    Ir.'. Gerson Ricardo Garcia
    (41) 8866-0917 (Curitiba,PR)
    livres.pensadores@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Também estou certo, meu caro Gerson, que o Japão conseguirá vencer mais esse grande desafio em sua história rica em cultura e sabedoria.
    Temos muito que aprender dos japoneses, povo heróico e destemido.

    ResponderExcluir
  3. Caro amigo Acelino, veja que triste destino esse dos japoneses. Em 1945 a bomba de hiroshima, agora, ameança no clear, devido a essa grave tragédia. grande abraço. mas eles são fortes, irão se recuperar rápido.... espero..

    ResponderExcluir
  4. Realmente, Leandro, os japoneses sofreram muito nos últimos tempos. Mas, sempre mostraram rápido uma grande capacidade de recuperação.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Depois de toda tragedia, o Japão com toda certeza com a estrutura que tem, vão se reerguer. Com a capacidade que eles tem, vão nos surpreender.Força Japão.

    ResponderExcluir
  7. Perfeito, Eliz,
    eles são indomáveis. Devemos solidariedade ao Japão.

    ResponderExcluir
  8. Sim para pensar...e ter certeza quando dizemos:Viver é sorrir apesar de depararmos com constantes desafios muitas vezes muito sofrimento, porém Viver é lutar com garra e sabedoria. Garra,sabedoria e trabalho é uma constante nesse povo que hoje sofre mas que tão logo estará novamente recuperado. Fé em Deus Grande Povo Japonês!

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sou idiota ou sou burro?

Vejamos esse fenômeno na área política. Os políticos, sempre quando nada têm a dizer ou não querem falar a verdade, há muito estã...