quinta-feira, 16 de junho de 2011

Antes que seja tarde demais!



Quando me entendi por gente, gostei de viver. Comecei a sonhar: seria no futuro isso, aquilo e mais aquilo outro. Mas, fazer algo diferente, nada. E nem poderia, então deixava ‘a vida me levar’.

Percorri a adolescência cheio de esperanças e, muito mais ainda, inflado de sonhos por demais apaixonantes. Porém, fiz um pouco de algo diferente; porquanto me diferenciei um tanto do comum e do óbvio.

Jovem adulto, fui atrevido com a vida e a desafiei, findei obrigado a largar tudo o que tinha construído e formado a duras custas para me aventurar por terras estranhas. Fui realmente diferente e me distanciei com grandes proporções do vulgar, mais ainda, do normalíssimo.

Mais maduro e sem receio do terrível castigo dos anos de chumbo, retornei à pátria-mãe para me deliciar com o viver, com o que não tinha vivido antes. E aí?
Não sei. O tempo passou rápido demais, ainda teve a interrupção sofrida pelo trágico político de 1968-1980. Em meio a tudo isso, não tive tempo de rastrear quem sou eu. A minha essência ainda não se configurou ou se formatou com nitidez. E ainda não sei se realmente realizei o meu ideário, os sonhos curtidos com muita paixão e precisão, as minhas vontades e amores. Nem sei mesmo se sei o que realmente quero de mim e da vida.

Querer de mim? Que coisa, hem? Será que posso ou devo querer algo de mim? 

Pôxa, talvez nem saiba quem eu sou. Isso é grave? Preciso pelo menos saber “quem sou eu?” ou “o que sou eu?”, para poder decidir o que fazer de mim ou da minha vida. Estou com a leve impressão que nada fiz de mim e nem da minha vida. Será que, como antes, estou deixando ‘a vida me levar’?

E você? Você sabe quem é você e o que está fazendo da sua vida?

Acho que precisamos urgentemente, ao menos, nos encontrar nesse inabitado. Não podemos passar a vida sem, no mínimo, saber ‘quem sou eu?’. Faça isso, antes que a vida passe, sem que tenha se encontrado e habitado a sua vida.

Escolhi este vídeo abaixo para lhe confrontar com a - ou com uma - realidade. Talvez, ele lhe ajude a encontrar você e lhe possibilite a sua realização, mesmo que seja, só a realização do ‘deixa a vida me levar’.



Acelino Pontes

11 comentários:

  1. Conhece-te a ti mesmo (do grego antigo: γνῶθι σεαυτόν, transl. gnōthi seauton; também conhecido pela tradução em latim, nosce te ipsum) é um aforismo grego que segundo a tradição estaria inscrito nos pórticos do Oráculo de Delfos, originalmente de Pítia, em Delfos, na Antiga Grécia. Segunda algumas fontes a frase é atribuida a primeira pitonisa deste oráculo, Femonoe.(Wikipedia)
    Para isto o espelho: para refletirmos.

    ResponderExcluir
  2. MANO ACELINO, "sois frater rosacruz^?
    È oportuna e pertinente sua indagação, seu questionamento. Tambem estou dando especial atenção a tão incômodas perguntas: QUEM SOU, ONDE ESTOU, DE ONDE VENHO E PRA ONDE VOU. Segundo o Frater Christian Berbard, Imperator da Antiga e Mistica Ordem Rosae e Crucis, A MAIS IMPORTANTE INICIAÇAO QUE DEVEMOS BUSCAR É A QUE RESPONDERÁ TAIS PERGUNTAS. paz profunda/athaide

    ResponderExcluir
  3. Oi Acelino passei para falar que seu blog é lindo...se vc tiver um tempinho da uma passadinha no meu http://www.tiadacreche.blogspot.com

    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Sr.Acelino:
    Pelo pouco que li, já gostei do blog!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Continue postando, Acelino!

    Pelo que li, ate acredito que voce nao va concordar comigo em todas as participacoes, mas gosto muito do seu blog e das suas iniciativas.
    Vou ate ajudar a divulga-lo. :)

    Saber o que somos eh algo muito dificil de descrever. Acredito que a palavra mais dificil de definir no mundo seja a vida.

    Talvez, ela nao aconteca para ser entendida. Somos um milagre e o que vale sao as emocoes sentidas, as paisagens vistas, as as vozes e as combinacoes dos sons ouvidas, os abracos apertados e as lagrimas e os risos que acompanham essa fantastica jornada.

    Homem e mulher descobrem o amor e decidem compartilhar todos os momentos futuros. Encontram o prazer e atraves de um espermatozoidezinho e um ovulo, milagrosamente se desenvolve um novo individuo atraves dos meses, que chega ate esse mundo tao fragil, sem saber nem como, nem de onde e nem o porque.
    Ainda assim, esta vivo. Mais vivo que nunca.

    Homem e mulher aprendem que a natureza eh um milagre perfeito e nao encontram alegria maior que ver aquele fruto crescendo...

    Nascem os dentes, crescem os cabelos, desenvolve-se a consciencia, dai quando a gente menos percebe, viramos adultos e chega a pergunta: que somos nos? Que coisa eh essa que coloca uma cicatriz em cima da minha ferida, apos eu levar um escorregao e machucar o meu braco? Rs...

    Como diria Pessoa: Pensar em Deus eh desobedecer a Deus, porque Deus quis que o nao conhecessemos. Por isso se nos não mostrou.
    Sejamos simples e calmos, como os regatos e as arvores,e Deus amar-nos-a fazendo de nos belos como as arvores e os regatos,e dar-nos-a verdor na sua primavera. E um rio aonde ir ter quando acabemos...

    ResponderExcluir
  6. Quando somos espermatozoide, esperamos o momento de fecundar. Fecundamos e enquanto feto, esperamos o momento de nascer.

    Nascemos e dai, vem o desafio de engatinhar. Depois, o de andar.

    Aprendemos a falar, a comer sozinhos, a ler e a escrever, mas a vida ainda nao "comecou" de verdade...

    Entramos na escola e sentimos que a vida so vai comecar mesmo depois que conquistarmos a nossa independencia e passarmos no vestibular.

    Entramos na faculdade. Ja vimos tanto do mundo, sorrimos, sofremos, mas a vida ainda "nao comecou" pra valer. Achamos que so vai "comecar" mesmo depois que nos casarmos, nos estabilizarmos com aquela moca bonita e assim fazemos.

    Passa algum tempo, mas a gente sente que ainda nao eh o "comeco". Na verdade, a vida so vai "comecar" mesmo depois de quitar a prestacao da casa. Ate la, podemos anular todos os anos que virao sem perceber, ainda somos jovens, tudo bem.

    Vem os filhos e dai, pensamos que a nossa vida propria encerrou. Agora vivemos eh para eles.

    Passam mais alguns anos, outras decadas e quer saber? A vida so vai "comecar" mesmo eh depois da aposentadoria! Ai sim poderemos ser quem quisermos, com todos os planos cumpridos, uma casa para morar, uma renda certa para nos sustentar...

    So que entao, quando o momento chega, a gente se sente velho demais e por conta propria, decide que a vida ja passou...

    Olhamos para aquela moca bonita com quem nos casamos e achamos que ela ja nao eh mais tao bonita assim. A paixao ja nao traz mais calor. Encaramos os cirurgioes, compramos cremes milagrosos de juventude, nao entendemos quando a vida comecou nem terminou, nao conseguimos nos situar nem no passado e nem em lugar nenhum. Simplesmente seguimos passando...

    Cobramos os netos dos filhos e eles vem. Dai, dizemos: "foi para isso que eu vivi!"
    Damos um ponto final.

    Feliz de desfruta com verdadeira intensidade cada etapa do viver.
    Quem consegue sentir o sabor de cada comida, o prazer de cada banho quentinho e se permite deixar emocionar ao ver uma flor brotar no jardim todas as manhas, tenha sete ou setenta anos.

    Quem devemos ser? Felizes, faca chuva ou faca Sol.
    Sem preguica, medo de envelhecer, de chorar ou de morrer.

    O tempo? Eh um abstrato.

    Fato unico que sabemos eh que podemos deixar de exitir a qualquer momento, em qualquer idade.

    A vida eh um milagre e cada minuto a mais eh um minuto a menos.

    Sejamos quem assim quisermos, mas sejamos pra valer!

    ResponderExcluir
  7. Por um milagre chegamos ate aqui e por outro milagre sairemos dele, por mais que desejemos ficar. Nao ha Medicina que ressuscite quem ja passou.

    Nao adianta se apegar demais ao passado, sobre o que poderiamos ter sido com os desejos de agora, e nem ao futuro, sobre o que poderemos ser, abrindo mao do presente.

    Eu costumava dizer que a unica certeza que temos na vida eh a morte. Hoje, nem isso.
    A unica certeza que temos na vida eh que estamos vivos agora.

    Nao sabemos se existiu algum passado antes de nascermos bebezinhos e nem se existira algum futuro depois que o nosso coracao parar de bater.
    Temos aceitar que nao sabemos.

    Toda a certeza que temos eh que ESTE segundo eh real e deve ser agradecido e desfrutado da melhor maneira possivel.

    Eu costumo dizer que levar a vida com sabedoria eh o equilibrio de se olhar no espelho todas as manhas e pensar que esta pode ser a ultima, mas que em cinquenta anos tambem pode. De viver cada momento com toda a intensidade e ainda assim, com a maior leveza do mundo.

    Nao se desgastar demais com os problemas e nem buscar apenas uma felicidade momentanea, que pode te tornar um morador de rua nos proximos anos.

    Saiba o que voce quer e lute para ver seus sonhos se tornando reais. Preocupe-se mais com a sua propria vida do que com a dos demais, e isso vale para fofocas de celebridade, cobrancas do que os outros querem que voce vista, sua aparencia seja e suas vitorias parecam.

    Saiba o que voce quer e faca acontecer, mas nao deixe de desfrutar cada emocao da subida da ladeira, ate mesmo porque quando o ser humano "chega la", a proxima etapa eh sempre perguntar: " e agora o que?". La vem um novo ideal, um novo objetivo, um novo ponto de partida e uma nova ladeira a subir... :)

    Abracos a todos.

    ResponderExcluir
  8. ...so eh tarde demais quando morremos. :)

    A vida nos da provas obvias de quem eh SEMPRE possivel recomecar, enquanto houver lucidez para isto.

    ResponderExcluir
  9. Minha prezada Juliana,

    certamente gosto muito dos seus comentários e os leio com prazer. Se concordo ou discordo não é importante, mas a realidade que vc apresenta a cada comentário. E a realidade pessoal é sempre importante.

    Vou postar mais, com certeza, sempre quando encontro momentos relevantes. Não adianta postar porque as pessoas gostam do que vc escreve, mas porque vc tem algo relevante a comunicar e que possa fazer a diferença na vida dos leitores.

    Vc fala de milagre, vida e recomeçar. Talvez seja o recomeçar o milagre de maior destaque e construtor de todos, pelo menos para nós humanos.

    ResponderExcluir
  10. Acelino, conheci seu blog sem querer por conta do texto "Quero ganhar na Mega-sena", e continuei lendos os posts. Estou ligeiramente apaixonada pela forma e a sensível maneira de escrever, me identifiquei demais...
    Por favor continue escrevendo. Eu me inspiro com os textos. Obrigada por toda essa consciência humana.

    ResponderExcluir
  11. Realmente.... vamos conhecer a nós mesmos, do contrário, a corda e obalde vão direto pra o fundo do poço.
    Parabéns menino!
    Abraços

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sou idiota ou sou burro?

Vejamos esse fenômeno na área política. Os políticos, sempre quando nada têm a dizer ou não querem falar a verdade, há muito estã...