terça-feira, 7 de abril de 2020

Matemático, cadê você?

Fonte: Internet.

A pandemia que vivemos desde o final de 2019, em quase nada, tem comparação com outras calamidades vivenciadas pela humanidade, até agora. Os números são explosivos e a disseminação da doença de caráter exponencial. Está todo mundo, a começar pelo Papa, apavorado com essa fatalidade mundial. E ela não conhece ideologia política (salvo no Brasil, naturalmente).

Até os governos de extremas posições (como USA, Áustria, Reino Unido, Turcomenistão -ditadura que proíbe o uso da palavra "coronavírus"- e Belarus - ditadura que recomenda beber vodca e ir à sauna para combater o coronavírus), inicialmente, tentando politizar a desgraça, negaram a gravidade da pandemia, mas findaram recolhendo seus fracos argumentos para reconhecerem a dimensão da catástrofe. E vejam a coincidência: quem convenceu (salvo no Brasil, naturalmente) esses ultradireitistas e ditadores a mudarem de ‘crença’, foi justamento o matemático.

Ora, e o quê o matemático tem a ver com isso? Certamente, estão se perguntando todos os matemáticos, pelo menos a maioria de que conheço.

Pois bem, vou já provar isso.

Entretanto, primeiro gostaria de constatar que os médicos estão sendo chamado para solucionar esse problema. Mas, os clínicos não podem fazer nada nesse momento crucial para a evolução, em especial, para conter a disseminação do vírus, que é o problema momentâneo.


Fonte: Internet.

Os médicos só devem ser chamados para cuidar dos doentes, pois só podem oferecer paliativos que se prestem a mantê-los vivos, os infectados graves, desde que alguém consiga reduzir o número de infectados. Só quando for desenvolvido a vacina e/ou o ‘remédio’ para essa virose, é que os terapeutas deverão assumir um papel essencial para domar esse novodragão’, identificado por primeiro, na China.

Nova York está mostrando que não há ninguém capaz de reduzir o número de infectado por dia. A cidade por motivos outros, já transpassou a sua capacidade de leitos hospitalares, pior ainda, de manejo de cadáveres.

  • Então, quem é o ‘salvador do mundo’?

Antes de entrar nessa questão, permita-me contar uma história muito ilustrativa que vai clarejar só tudo.

A população de uma cidade, muito conhecida por estudiosos e pesquisadores (inclusive matemáticos), no antigo território alemão (Prússia) e de nome Königsberg (atual Kaliningrado), galhofeou uma espécie de jogo social lá pelos idos do Século XIII, que ficou conhecido na história da Matemática como o Enigma das Pontes de Königsberg que desafiou os matemáticos da época. A cidade é cortada pelo Rio Prególia, formando duas grandes ilhas, servidas por sete pontes.

O enigma ou o ‘jogo’ seria tentar atravessar todas as pontes sem repetir nenhuma. Desde os anos de 1200 tentava-se uma solução. Isso tornou-se inclusive uma fanfarronice popular, até que um matemático muito famoso, de origem suíça, Leonhard Euler (1707 – 1783) tomou a si o enigma e o solucionou, criando o hoje conhecido Grafo de Euler. Veja abaixo como ele matematizou o problema e desenvolveu a sua solução.

        Mapa indicando as 7 pontes.                             Esquema do Problema                                Solução: Grafo de Euler.                               
Bem, isso é bom para camelô, vendedor ambulante e outros profissionais equivalente para ‘economizar’ as caminhadas diárias, ou seja caminhar o mínimo possível. Correto, mas é um problema de tráfego (de carros, de pessoas), mas também tráfego de pessoas infectadas e até de vírus. Grafos se prestam para a solução de um número imenso de problemas.

  • Mas, qual é o problema?

  • 1.º Enigma: interromper a velocidade de transmissão do vírus

A principal questão do Covid-19, atualmente não é curar e cuidar de doentes. Mas, interromper a velocidade de transmissão do vírus, para que haja sempre tantos doentes, quantos o número de leitos hospitalares, em especial de UTI. E isso é um problema de tráfego, que se pode resolver com o uso de poderosas ferramentas da Matemática.

  • 2.º Enigma: identificar e mensurar o tráfego de pessoas infectadas e do vírus

Certamente, para o leigo isso parece muito difícil, mas não para o Matemático. As Ciências Matemáticas dispõem atualmente de um enorme arsenal de ferramentas (Álgebra Linear, Equações Diferenciais, Matemática Computacional, Modelagem Matemática, Sistemas Dinâmicos, Análise, Teorias dos Jogos, do Caos e do Grupo, Álgebra Nova e outras mais) que precisam ser testadas nestas questões e escolhidos aqueles instrumentos e equações que melhor se prestem para esse fim. Ademais, é de fundamental importância que os matemáticos trabalhem em cooperação com profissionais das Tecnologias da Informação para elaborar um sistema específico e preciso neste ambiente. A China e outros países asiáticos já se utilizaram dessa tecnologia para esse fim. Os europeus estão seguindo o mesmo caminho, apesar dos entrames jurídico-constitucionais do Estado de Direito.

  • 3.º Enigma: aplanar a curva de infectados

Também faz parte do problema, o aplanar a curva abaixo.


Fonte: Internet.
Os Estados do mundo não estão preparados para subjugar esta pandemia, em especial, os de sistema autoritário e de visão capitalista extrema (como é o caso dos Estados Unidos, Rússia, China etc.). Assim, os leitos (em especial os de UTI) existentes nos diversos países não estão em consonância com o crescimento exponencial (duplicam em até 24 horas ou menos) do número de infectados que necessitam de tratamento hospitalar. Na realidade, poucos países conseguem atender a demanda diária por leito hospitalar; o Brasil, decididamente não é um deles.

Para que todos os doentes obtenham um tratamento hospitalar adequado se faz necessário que o número (em especial de novos) enfermos não cresça de forma exponencial (duplicando em curto espaço de tempo).

E o Matemático é o profissional certo para induzir as soluções que se busca. Só resta convencê-lo disso.

Fonte: Internet.

  • Como o Matemático pode ‘salvar o mundo’?

Naturalmente, a maior parte dos Matemáticos vão dizer que esses enigmas já estão resolvidos. Mas, não estamos a busca de teoria (que é o quê existe). Estamos em busca de aplicações específicas dessas teorias, a exemplo dos casos de

  1. Leonhard Euler na solução do Grafo de Königsberg;
  2. Friedrich Wilhelm Bessel a0 estudar e mensurar 75.000 estrelas ao longo de 30 anos, e ainda, calculou a circunferência da terra, bem como desenvolveu um enorme número de outras praticidades matemáticas;
  3. Henri Poincaré engenhou o problema dos três corpos e estabeleceu a hora local a partir de fusos horários internacionais;
  4. Srinivasa Ramanujan com a sua Matemática da Intuição, revelando questões que ainda hoje inquietam os Matemáticos;
  5. Albert Einstein que teve comprovada experimentalmente a sua teoria da relatividade em Sobral-CE, no ano de 1919, via eclipse solar;
  6. John Nash revolucionando a Teoria dos Jogos, encontrando aplicações econômicas extraordinárias, que lhe renderam o Prêmio Nobel de Economia;
  7. Katherine Johnson que calculava as trajetórias, janelas de lançamento e caminhos de retorno e de emergência das viagens dos astronautas, na NASA.

Pertence ao instinto do pesquisador e, no ambiente que chamamos de Matemática Experimental, cabe também ao Matemático, averiguar se as ferramentas com que trabalha, se prestam para solucionar os problemas cotidianos da vida humana. Com maior propriedade ainda, quando esse problema chega a parar o mundo em que vivemos. Assim, como Euler outrora conseguiu resolver o Enigma de Königsberg, da mesma forma e justo no terreno da Matemática Experimental, todos os acima citados também foram exitosos.

Após, desenvolver sua solução, o Matemático ainda deve ter a preocupação de ‘traduzir’ a mesma de tal forma que os técnicos dos governos e agentes públicos possam transformar a solução matemática em atos e em atitudes práticas relacionadas com o combate da atual pandemia.

Não se deve deixar nenhuma ferramenta matemática fora de cogitação; que se trabalhe como um inspetor de polícia que ‘investiga em todas as direções’, até chegar ao autor do crime. Da mesma forma, estão convocados para esta empreita pesquisadores, professores universitários e de ensino básico, estudantes, alunos, bem como amantes da matemática.

No Reino Unido, já foi possível convencer o Primeiro-Ministro a adotar o isolamento social horizontal; em Singapura, de forma generalizada, já foi construído um App que mapeia o tráfico dos infectados e de todos os que tiveram contato com um comprovadamente infectado, podendo assim liberar o confino social para pessoas sem histórico de contato com pessoas infectadas.

Resta, ao matemático enfrentar os enigmas acima referidos e outros que possamos encontrar nos estudos e ensaios.

Fonte: Internet.

  • O quê fazer?

  1. Hoje, se conseguirmos convencer o matemático, a trabalhar para resolver os enigmas do Covid-19, o êxito será fenomenal.
  1. As 3 esferas de Governos devem contratar matemáticos para compor as Comissões de Combate ao Covid-19 (e outras pandemias), mas tão somente os que possuem comprovada experiência em traduzir a teoria em atividades práticas.
  1. Industriais e Empresários ofereçam prêmios em dinheiro para as 3 melhores soluções viáveis.
  1. Criação de um Força-Tarefa de Matemáticos nas Universidades, Escolas e instituições de pesquisa e desenvolvimento.
  1. Criação de equipes de Business Intelligence - BI (relacionada aos processos de coleta, organização, análise e monitoramento dos grandes fluxos de dados), de Inteligencia Artificial – IA (capacidade das máquinas em executar funções que simulem capacidades ou decisões humanas) e de Matemática Aplicada e Computacional.


Facit: Vamos construir o Esforço dos Matemáticos Brasileiros pela solução dos enigmas da pandemia de Covid-19. Porquanto, se os governos não o fazem, que cada um de nós, nos empenhemos em todo tipo de atividade para chamar a atenção do Matemático, para que use a quarentena dedicando-se ao estudo e desenvolvimento das soluções práticas para enigmas da pandemia Covid-19.


Acelino Pontes

3 comentários:

  1. Veja como o Matemático, na prática, está ajudando a combater o Corvid-19, visitando este link:
    https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52300278

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  2. Desmatamento como causa do surgimento de pandemias?

    Veja o link:
    https://www.dw.com/pt-br/o-elo-entre-desmatamento-e-epidemias-investigado-pela-ci%C3%AAncia/a-53135352

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  3. Mais matemáticos em ação contra o Covid-19:

    https://www.nature.com/articles/s41598-020-62597-5

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