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1.
Razão
Sócrates
olhava a razão como uma voz dentro da gente a dizer o que é bom e o
que é mau. Ele também encontrava um demônio dentro de nós, a nos
levar a fazer coisas más. Já Platão diz que a razão é uma
ideia, que explica tudo o que ocorre no mundo. Com Aristóteles a
razão é composta de tudo aquilo que os sentidos percebem e ela tem
como função organizar essas percepções.
Mas,
o que é mesmo a razão (do latim: ratio, -onis)? Coisa
que o louco não tem? Ou o conjunto das faculdades intelectuais, como
compreensão, inteligência? Ou ainda, a capacidade para decidir,
para formar juízos, ou para agir de modo lógico de acordo com um
pensamento? Entretanto, se pode articular razão como pensamento que
se considera algo justo, legítimo ou correto.
E
a questão da razão como raciocínio ou argumento que nos leva a
outro ou que redunda numa conclusão? Embora, não se deva esquecer
razão como causa ou como motivo da existência de algo ou de algum
acontecimento, ou prova ou fundamento de algum fenômeno.
E
na matemática? Vamos encontrá-la nas progressões e na divisão
entre dois números.
Por
último, a inserção comercial da palavra razão, que dá nome a uma
empresa como 'razão social' ou do livro contábil de créditos e
débitos.
2.
Sabedoria
Sócrates
vai dizer que o início da sabedoria é aceitar a própria
ignorância, fato que nos vai mediar a compreensão das coisas do mundo. Platão pensa
diferente e acha que sabedoria é pôr em ordem a nossa alma.
Aristóteles caracteriza a sabedoria como uma virtude para conhecer a
verdade e uma capacidade de agir corretamente.
O
desejo de todo ser humano é ser sábio, mas poucos e ponha pouco
nisso, conseguem se envolver em sabedoria.
E
o que é isso tão precioso e tão difícil de se conseguir?
Alguns
a têm com uma grande instrução, como saber científico, como
erudição, como um conhecimento extenso e profundo de várias coisas
ou de um tópico em particular. Mas, há gente que liga sabedoria a
pessoas com muito juízo, com bom senso e que se comportam com
retidão.
Palavra
originária do termo latino sapere, que expressa a posse de uma componente cultural e de tradição, momento em que,
dada a existência de inúmeras culturas diferentes, essas dão
origem a tipos distintos de sabedoria, como por exemplo a sabedoria
oriental ou ocidental.
Entrementes,
não se deve esquecer que sabedoria está intimamente ligada à posse da razão e do conhecimento. Da mesma forma, esse conceito, não
raro, é relacionado à astúcia, à esperteza ou à manha.
3.
Conhecimento
Sócrates
fala do conhecimento que vem da gente. Basta se perguntar sobre as
coisas e vamos entrevendo clareza sobre essas coisas e conceitos. Ele
denominava esse processo de maiêutica, a exemplo do termo
grego 'parto'; no sentido socrático, parto de idéias/conhecimento.
Então, se alguém o perguntava sobre o amor, ele, de já, devolvia a
pergunta: e para você, o que é o amor? E assim, ele ia produzindo a conexão das respostas dadas pelo interlocutor, até chegar a um
conceito concreto e alargado sobre o amor.
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Já
Platão acha que temos 2 tipos de conhecimento: o sensível e o das
idéias. Esses nos levariam ao conceito de conhecimento como uma
interseção entre crenças e verdades. Aristóteles diz que o
conhecimento estará sendo formado e aumentando por novas informações
que se tem no dia-a-dia e também pelo que se pensa a respeito dessas
vivências.
Hoje,
o conhecimento pode ter expressão de um ato ou do efeito de conhecer, de
ter noção, de incorporar notícias ou informações, de realizar
experiências, desenvolver idéias, manter relação entre pessoas
desconhecidas, do trato com as coisas e as pessoas e, até mesmo, pode
representar um determinado documento da fazenda pública.
Mas, esse perfil não nos exime de perpassarmos os conceitos de instrução e saber, bem
como o conhecimento de causa, competência ou sabedoria em relação
a um assunto ou a um fato específico, incluindo também descrições,
hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos. Na
pedagogia, assujeita à aplicação ou lembrança de matérias, de teorias, de princípios, de nomes, que foram aprendidos
anteriormente.
Fundamentalmente,
em falando de conhecimento, necessariamente se remete ao falar sobre
dados, códigos e informações, que vão formar uma utilidade geral
ou específica.
Facit:
Pensar não é coisa simples. É uma viagem quase sem fim.
Acelino
Pontes
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