sábado, 19 de março de 2011

Mais uma guerra começa: a ONU dá luz verde

Fonte: Internet.

Em Paris, reunem-se representantes dos EEUU, da Europa, da ONU e da Liga Árabe (até tu, Brutus?). Estão planejando a forma e as regras de como fazer parar o ditador líbio Muammar Gaddafi. O mais engraçado é que a ONU ‘deu luz verde’. Pensei que a ONU era para promover a paz e não para ‘dar luz verde’ para ataque bélico. Que coisa, hem? Até já me disseram para parar de pensar, mas ainda teimo em pensar . . . 
                            . . . habemus papam, que papa que nada, habemus bellum, temos guerra.
Oficialmente, o encontro tem por finalidade executar a resolução da ONU em proteção do Povo Líbio. Mas, na realidade, é para decidir sobre ataques aéreos contra as tropas de Gaddafi. A França já está sobrevoando a região com seus poderosos aviões de caça; os norte-americanos posicionaram seus navios de guerra. As ofensivas contra Gaddafi já começaram; habemus papam, que papa que nada, habemus bellum, temos guerra.
Só se espera que os ataques aéreos das forças militares de Gaddafi contra o centro de resistência Bengasi cessem. Enquanto isso, mais gente morre em nome da política. Ou é em nome da fé? - Olhe, que tem um ‘livro verde’ na estória!

E o tal ‘livro verde’? É uma ‘carta política’ ou é uma espécie de ‘bíblia’?

– Isso, só Deus sabe. Portanto não dá para decifrar. Só sabemos que há um ‘livro verde’ na estória; se vê na tv mulheres e até crianças com um ‘livro verde’ em punho.

* * * * * * * *

Como se matava antigamente ‘em nome da fé’! Hoje, ainda se mata em nome da fé e da ideologia;  por uma crença ou por uma opinião. Que sentido se pode encontrar em matar ou morrer por uma opinião ou por uma crença? Isso é uma coisa tão minha que não deveria interessar a ninguém.

Será que é?

- É sim, a fé e a opinião são minhas e ninguém me toma. 

- Não! O que estou questionando é: ‘matar ou morrer por uma opinião ou por uma crença’.

Peraí, agora me tomo de dúvidas. Pensando bem, a coisa não é mais questão de fé, muito menos ainda de ideologia. A Rússia de hoje é mais selvagem no seu capitalismo do que os Estados Unidos; portanto não há mais aquela de ‘capitalista’ ou de ‘comunista’. É, realmente, não há nem fé e nem ideologia em jogo. É o povão escravizado por mais de 30 anos por ditaduras sanguinárias que está mostrando reação, dizendo não à ditadura.

Mas, por que a ONU e os grandões estão nesta de ‘proteger’ o povão da Líbia? Já se passaram mais de 30 anos ou até 40 anos que essa situação reina e ninguém mexeu uma palha para ‘proteger’ o Povo Líbio. Complicado, né?

- Não, não é nada complicado. Não é por lá que passa ou vem um mundo de petróleo e gás natural para suprir os grandões com energia?

Pronto, está tudo claro. O meu ‘mundo’ volta ao normal: os grandões não estão defendendo o bravo Povo da Líbia, mas estão defendendo, como sempre, seus próprios interesses, ‘suas’ fontes de energia, que por acaso estão na Líbia e no norte da África. O Povo da Líbia vai continuar indefeso, mas terá um governo ‘politicamente correto’.

Pelo menos, nesse caso da Líbia e dos outros países do norte da África se trata de levantes do povão oprimido e não de iniciativa de algum ‘serviço secreto’ ou grupos escusos defendendo interesses pra lá de ocultos.

Peraí, será que estou errado?

Se tiver, por favor, me avise. Detesto errar e ninguém me avisar.

Acelino Pontes

19 comentários:

  1. Pois é Mano Acelino... o tal do ouro negro é poderoso, como você mesmo diz, por acaso é na Líbia o confronto. O povo oprimido desperta a atenção mundial e a população clama por intervenção !!!! É justo, é justíssimo e ai é que vem o questionamento já respondido: Por que não juntar a fome com a vontade de comer ????
    Um Grande TFA mano, saudades suas...

    ResponderExcluir
  2. Seja muito bem vindo, Marcius.
    Concordo plenamente com o seu escrito. É muito saudável, que o grito de liberdade venha do povo.

    ResponderExcluir
  3. O principal papel da ONU é impedir a Terceira Guerra Mundial. Se a guerra não vai gerar uma guerra maior, eles podem permitir e dizer que lavaram as mãos. Isso é má-fé.

    ResponderExcluir
  4. Você está coberto de razão, Yure.
    Não podemos brincar de fazer guerra.

    ResponderExcluir
  5. Olá Acelino. Eu não concordo totalmente com o que escreveu. Acho que a ONU está fazendo o seu papel. Com esta onda toda de revoluções que tem havido pelo mundo todo, muita coisa mudou. Os países mais fortes não podem apenas olhar um povo ser massacrado enquanto um maluco qualquer no poder decide que o país é dele e pronto. Porque só agora? Porque, como disse, muita coisa mudou. O mundo avança, as leis mudam, as sociedades mudam. Eu acredito que também exista um interesse comercial de alguns poucos pelo meio, mas acredito ainda assim que o motivo principal é assegurar a paz mundial. ;]

    ResponderExcluir
  6. com certeza todos esse levantes populares em países árabes,não foram uma mera coincidência ou "onda democrática árabe", certamente isso tem o dedo do serviço secreto americano, não é a primeira vez que eles atuam dessa forma, isso já é carta marcada. não se esqueçam da nicarágua, iraque e outros tantos países.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Junior,
    não tenho tanta certeza de que podemos vencer a violência com violência. Essa questão tem preocupado a humanidade por milênios. Sem progresso expressivo. Mas, não podemos desistir de pensar numa outra solução que não seja a violência.

    ResponderExcluir
  8. Marcos,
    certamente a história nos conta isso que vc expõe. Mas, será que dessa vez . . .
    Ou esse 'serviço secreto' não se chamaria internet?
    Veja, Marcos, a medida que a internet começa a participar da vida de pessoas que vivem abaixo de ditaduras, vão ficando mais conscientes. E isso certamente muda a vida e postura das pessoas.
    Não esqueça, que nesses países os governos se preocupam bastante com a internet. Alguns até tentaram desabilitar.

    ResponderExcluir
  9. Magnífico esse blog, cliquei por acaso e senti de ler.

    ResponderExcluir
  10. Excelentes ideias, mas nao concordo com "Já se passaram mais de 30 anos ou até 40 anos que essa situação reina e ninguém mexeu uma palha para ‘proteger’ o Povo Líbio"; Existe uma politica de nao ingerencia em outros paises. Agora, com a revolta do povo, ficou claro que algo precisava ser feito. E' claro que se nao houvesse tanto petroleo por la', a intervencao seria muito mais lenta.

    ResponderExcluir
  11. Flávio,

    Esse 'já passaram' está carregado com um pouco de ironia. Correto está vc. Não pode ninguém interferir nos destinos de outros países.

    Entretanto, em casos de ferimento de Direitos Humanos, há um dever ético e moral da comunidade internacional de agir. Naturalmente, há de se questionar a forma desse 'agir'. Será que aqui cabe usar a força bélica?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Um exemplo que imprensa internacional, controlada por Estados Unidos, manipula:

    http://destruidordedogmas.wordpress.com/2009/06/28/documentario-a-revolucao-nao-sera-televisionada/

    ResponderExcluir
  14. http://aeiou.expresso.pt/o-professor-portugues-admirador-de-kadhafi=f641408

    ResponderExcluir
  15. Martinho,
    independentemente da questão da manipulação da imprensa pelos poderes político e econômico, a Líbia está necessitando urgentemente de uma profunda reforma política; aliás não só a Líbia, mas todo o mundo árabe.

    As teocracias e ditaduras não se mostraram como solução viável.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito deste blog, tem conteúdo! Parabens Acelino!

    Eu concordo com a idéias de interesses comerciais na Libia, mas acredito que mesmo sendo oporunistas, atendem a um apelo da população que deseja um pouco mais de dignidade.

    Quanto a questão da força bélica,acredito que talvez existam outros interesses em usar a força bruta.

    ResponderExcluir
  17. Obrigado, Paulo César.

    É bom saber que o blog lhe agradou.

    Aos comentários, também concordo com você.

    ResponderExcluir
  18. Primeiramente muito obrigado por expor seu ponto de vista, isto só me ajuda mas tenho uma dúvida a respeito do seu comentário.
    Vc disse que todo este conflito, ou seja, intervenção da ONU é para proteger o petróleo e que o povo já sofre isto a 30 ou 40 anos, pergunto então, o fornecimento de petróleo estava ameaçado para os grandes? Creio que não!?
    Na minha opinião tudo isto faz parte do plano global para que estas nações ditadoras, possam ser democráticas e aceitar um só líder mundial, ou seja, o que a bíblia chama de Anticristo, o qual fará o que o apraz, e se engrandecerá e e destruirá o povo santo no fim do reinado, e agradará a muitos! Nesta visão bíblica é correto dizer que todas as nações ditadoras haverá de cair, nem que para isto aconteça em breve uma 3 Guerra Mundial e criem o pânico na população, através do OVNIS e rumores das expectativas de guerras.

    ResponderExcluir

Postagem em destaque

Sou idiota ou sou burro?

Vejamos esse fenômeno na área política. Os políticos, sempre quando nada têm a dizer ou não querem falar a verdade, há muito estã...